Narração

Elementos da Narrativa

Narrativa é todo texto que relata acontecimentos organizados numa sequência temporal. Nela, um acontecimento ou fato causa um efeito, que dá origem a outro fato, e assim por diante.


Vejamos alguns elementos da narrativa:


NARRADOR: É aquele que conta a história, participando ou não dela;

PERSONAGENS: pessoas, animais ou objetos personificados que participam dos acontecimentos, que vivem a história;

ESPAÇO: Lugar(es) onde se desenvolvem os acontecimentos.

TEMPO: Época ou duração da história.

CONFLITO: Oposição, luta entre duas forças, personagens ou situações.

Sendo um texto que relata acontecimentos reais ou imaginários, as narrativas podem se apresentar sob a forma de vários gêneros textuais, como contos, histórias em quadrinhos, lendas, fábulas, anedotas entre outros.

Momentos da narrativa

Em geral, os acontecimentos de uma narrativa são organizados em quatro momentos, que, em textos em formato de prosa, são distribuídos em parágrafos. Veja:


Situação inicial – situação de equilíbrio, geralmente, a introdução da história;

Conflito – quebra do equilíbrio, motivo que desencadeia a ação na história;

Clímax – momento de maior tensão;

Desfecho – final e resolução do conflito.


Tipos de narrador

No processo de narração, é importante escolher o tipo de narrador, pois ele define de que ponto de vista uma história é contada.


Narrador-personagem é aquele aquele que conta a história, em 1a. pessoa (eu/nós) participando dela também como personagem; Sua maneira de contar é fortemente marcada pela subjetividade, deixando transparecer seu estado emocional diante dos fatos. Como está envolvido diretamente com a história, seu ponto de vista é parcial;

Narrador-observador ou neutro: não faz parte da história e narra em 3a. pessoa (ele/ela[s]), sem participar das ações. Narra com certa neutralidade e imparcialidade, pois não está envolvido diretamente com os fatos e os personagens. Não sabe como os personagens se sentem o o que eles pensam diante dos fatos. O leitor não percebe sua presença;

Narrador-onisciente: Também conta a história em 3a. pessoa, mas sabe tudo sobre os personagens e o enredo. Conhece e narra os pensamentos dos personagens e descreve suas emoções diante dos fatos.

Sendo um texto que relata acontecimentos reais ou imaginários, as narrativas podem se apresentar sob a forma de vários gêneros textuais, como contos, histórias em quadrinhos, lendas, fábulas, anedotas entre outros. Veja alguns exemplos:

A narração em prosa;
A narração em quadrinhos;
A narração em notícias jornalísticas.

FONTES:
SOUZA, Cássia Garcia de; CAVÉQUIA, Márcia Paganini.Linguagem criação e interação: 6 o ano 6a ed. São Paulo: Saraiva, 2009. p.59

BORGATTO, Ana Maria Trinconi; BERTIN, Terha Costa Hashimoto; MARCHEZI, Vera Lúcia de Carvalho. Tudo é Linguagem – Língua Portuguesa: 6º ano. 2a Edição. São Paulo: Ed. Ática, 2009. p. 57.

Deixe um comentário